Tuesday, December 13, 2011

Tipos de Teologias Abordadas no Ensino Teológico

Nesta oportunidade gostaria de falar sobre os vários tipos de teologia que um aluno estuda ao entrar em um seminário. Nem todas as disciplinas que vou mencionar a seguir se encontram em um programa regular de teologia, ou em todos os seminários, mas de uma maneira ou de outra o aluno acaba tendo contato com essas teologias.
Teologia Sistemática – é a mais conhecida das teologias, também chamada teologia dogmática. Chama-se sistemática por que os tópicos estudados neste tipo de teologia são arranjados de acordo com um sistema particular. O sistema do teólogo. Em geral, começa com o estudo de Deus, Trindade, e termina com a Escatologia. Na Teologia Sistemática você estuda de uma maneira organizada os vários temas da teologia geral: teologia própria, hamartiologia, cristologia, pneumatologia, bibliologia, eclesiologia, angeologia e escatologia.
Teologia Biblica – significa estudar teologia diretamente da Bíblia. Na teologia sistemática a lógica governa a organização, na teologia bíblica, o conteúdo da Bíblia. Com esse tipo de estudo se pode enfatizar a distintividade de cada autor ou livro bílico. Assim, podemos falar de teologia joanina ou petrina, bem como a teologia do livro de Colossenses. A teologia bíblica deu origem à forma expositória de pregação, bastante em voga nos dias de hoje.
Teologia Histórica – esta teologia é também chamada de História da Igreja. Mas, como a História mesmo, pode ser estudada desde várias perspectivas, cronológica, biográfica, tópica, etc. Podemos estudar um período da teologia, como por exemplo dos Primeiros Pais Apostólicos, ou de um personagem, como a teologia Agostiniana.
Teologia Pastoral – também chamada teologia prática, aplicada ou Poemênica é o estudo daqueles aspectos teológicos da fé que estão direta ou indiretamente ligados com a prática ministerial. Esse estudo, em geral é feito em conexão com a Eclesiologia, pois nela também se encontram muitos temas práticos. Aqui também se pode incluir as questões de ordem e liturgia.
Teologia Cotemporânea – pode-se dizer que faz parte da teologia histórica, mas se focaliza nos desenvolvimentos recentes da teologia. Em geral, se estuda as correntes teológicas em voga no momento. Temas que ainda são atuais, como por exemplo a Teologia da Prosperidade, ou Monergismo, etc.
Teologia Social – combatida por alguns, é, contudo, impossível de evadir-se dela pois Religião é um fenômeno social. Assim, ramos da teologia que particularmente se interessam por seu desenvolvimento e influência na sociedade, são chamados teologia social. As Teologias da Libertação, da Esperança, da Prosperidade são todas objetos da teologia social.
No programa do Insituto Teológico Simonton Online todas estas teologias são tocadas de uma maneira ou de outra. Nem todas são uma matéria do curriculo, mas são estudadas em conexão com outras matérias. Nosso objetivo é providenciar um programa que seja amplo, profundo e eficaz em termos da educaçáo teológica. Se você gostaria de receber mais informação a respeito de nosso currículo escolar, por favor dirija-se ao nosso website:
http://simonton.atwebpages.com
Rev. Jose Oliveira.

No comments:

Post a Comment